PPR

 

Como sabemos, a segurança e saúde do trabalhador deve ser vista como prioridade nas organizações. Com a cultura de segurança, as empresas estarão proporcionando melhor qualidade de vida aos seus colaboradores e com isso, aumentando a produtividade e reduzindo seu absenteísmo.

Na área de SST (Segurança e Saúde do Trabalho), existem diversos planos, programas e laudos que auxiliam o gerenciamento de riscos ocupacionais da organização, entre eles podemos citar o PPR (Programa de Proteção Respiratória). Mas, afinal: você sabe o que significa?

Antes de selecionar os EPI's adequados, é preciso realizar a análise de risco e elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para compreendermos os riscos existentes no ambiente e identificar os equipamentos adequados para assegurar a proteção adequada dos colaboradores. Porém, quando se trata de proteção respiratória, devemos incluir um outro programa na gestão da segurança do trabalho: o PPR.

Este programa é um conjunto de medidas de segurança implementadas para proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho, com intuito de controlar as doenças ocupacionais causadas pela inalação das impurezas do ar que são prejudiciais à saúde como poeiras, névoas, fumos, vapores e gases químicos.

É um processo de seleção, uso e manutenção dos respiradores para cada trabalhador que irá avaliar os riscos respiratórios, adequar as tarefas para eliminar ou minimizar os perigos do ambiente de trabalho e selecionar os Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR)  ideal para cada tarefa na jornada de trabalho.